Filmes e documentários sobre moda para acompanhar aquela pipoquinha no final da tarde!
Nada mais relaxante que sentar em seu sofá confortável, com um balde de pipoca bem cheio, acompanhado com um suco ou uma coquinha bem gelada, e assistir aquele filme na companhia de quem amamos.
Bom, se você já tem tudo isso, mas está na dúvida do que assistir, nós da Namine separamos uma lista com 5 filmes/documentários relacionados a moda para você passar o seu tempo se divertindo e descansando, então já vai separando a Playlist e vamos a eles:
Esta é uma produção que conta a história da grande estilista Gabrielle Bonheur “Coco” Chanel, a fundadora da grande marca Chanel.
O filme revela os seus desafios de como ser uma Mulher empreendedora em uma época onde o machismo era comum, é um filme ótimo e inspirador.
Breve resumo:
Quando criança Gabrielle (Audrey Tautou) é deixada, junto com a irmã Adrienne (Marie Gillain), em um orfanato. Ao crescer ela divide seu tempo como cantora de cabaré e costureira, fazendo bainha nos fundos da alfaiataria de uma pequena cidade. Até que ela recebe o apoio de Étienne Balsan (Benoît Poelvoorde), que passa a ser seu protetor. Recusando-se a ser a esposa de alguém, até mesmo de seu amado Arthur Capel (Alessandro Nivola), ela revoluciona a moda ao passar a se vestir costumeiramente com as roupas de homem, abolindo os espartilhos e adereços exagerados típicos da época.
Este documentário conta a história de Iris Apfel, uma mulher singular que retrata seu entusiasmo pela moda e arte, que encara como um experimento na vida.
Um retrato sobre a criatividade, valores e trabalhos éticos durante a Grande Depressão e a importância de manter esses mesmos termos em um mundo repleto de glamour.
Breve resumo:
“Roupas você pode comprar, mas o estilo você possui. A chave para o estilo é aprender quem você é e isso leva anos. Não existe um mapa para o estilo. É sobre a expressão própria e, sobretudo: atitude.” conta Iris Apfel no documentário Iris, Uma Vida de Estilo – fala reforçada por ela em entrevistas sempre que possível. Dirigido pelo documentarista Albert Maysles, de trabalhos emblemáticos como Caixeiro Viajante (1968) e Grey Gardens (1975), Apfel ganha um belo (apesar de um tanto contido) retrato de um período recente de sua vida.
O documentário é baseado no famoso blog do fotógrafo Ari Seth Cohen, o Advanced Style. O filme acompanha a intimidade de sete mulheres com idade entre 62 e 95 anos que são extremamente interessadas em moda, possuem um estilo único e vivem em Nova York. Desafiando as ideias convencionais sobre o envelhecimento, o filme mostra a felicidade de uma sociedade eclética que vive independente dos padrões de beleza.
Breve resumo:
Esse filme é praticamente uma continuidade do filme Iris, também relacionado a moda e estilo. Advanced Style – Vovós Fashion, conta a história de mulheres maduras que construíram sua imagem e seus estilos, ou seja, mulheres de estilo próprio. Um filme inspirador, com histórias de vidas emocionantes.
O Hip-hop não é só marcante por causa de suas letras ou por ser a forma de expressão de um grupo social. Outro ponto cultural que ganha importância neste gênero é a moda. Com depoimentos de grandes nomes da música e fashionistas, e com uso de materiais de arquivo, o documentário tenta mostrar a nova energia trazida pelo hip-hop que surge nas peças.
Breve resumo:
A cronologia do documentário inicia-se nos anos 70, em Nova Iorque, berço do surgimento da cultura hip-hop. O alto desemprego e o caos político, característicos da época, intensificaram a guerra entre os bairros de NY. As regiões periféricas da cidade estavam tomadas pelas gangues, que constantemente entravam em conflito.
Quando um integrante da Ghetto Brother é morto por outra gangue, a guerra pareceria imediata, mas é aí que Benjy Melendez, líder da Ghetto, decide não avançar no conflito e propor um acordo de paz entre todas as organizações da cidade. O ato surtiu efeito.
A partir de então, a cultura hip-hop começou a desenhar-se. Primeiro com o breakdance, e depois com as demais expressões culturais, como o MC e o grafite.
Francesco Carrozini assina o documentário que mostrou uma versão mais humana de Franca Sozzani, a lendária diretora da Vogue Itália. Mais do que uma obra cinematográfica, este documentário é uma carta de amor.
Breve resumo:
Teve a sua estreia mundial na edição de 2016 do Festival de Cinema de Veneza e, um ano depois, entrou para a lista de novidades da plataforma de streaming Netflix. Francesco Carrozini é o autor de “Franca: Chaos and Creation”, a obra cinematográfica que é a melhor homenagem que um filho pode fazer a uma mãe.
Falar de Franca Sozzani é falar de uma revolução no mundo das publicações de moda. Se antes de 1988 a Vogue Itália era um catálogo de marcas, depois da edição de julho/agosto, quando Franca estreou como diretora, a publicação ganhou outro estatuto. O modus operandi da revista sofreu uma alteração de 180 graus. Os fotógrafos ganharam uma maior liberdade e a Moda passou a ter um estatuto complementar.
E aí, gostou das nossas dicas de filmes?
Então agora é só se jogar no sofá e começar a diversão!
Não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares, para que eles possam se divertir assim como você.
Nos vemos na próxima, até mais.